Instalação

A instalação do Linux tem mudado muito nos últimos anos. Nos primórdios era muito complicado, sendo necessário bastante conhecimento para obtenção de sucesso.

Hoje a maneira mais fácil de conhecer o Linux é com uma versão LIVE. Ou seja, uma versão que roda a partir de um CD, sem a necessidade de instalação no HD do PC.

A maioria das distribuições LIVE permite instalar diretamente do CD LIVE. Ou seja, você baixa a versão LIVE e grava em um CD ou DVD. Depois você faz o teste com o CD ou DVD e ver se tem os drivers necessários para sua maquina. Uma vez ficando satisfeito com o desempenho da versão escolhida, é só instalar no HD.

Uma coisa que precisa ser decidida antes da instalação é onde vai instalar, e quanto espaço vai reservar para o Linux. Várias distribuições LIVE tem alguma versão do parted para modificar as partições do HD, permitindo a criação de partição para o Linux. Esta parte tem que ser feita com cuidado e planejamento. Os HD's tem uma limitação na quantidade de partições primárias (4). Se for colocar boot dual, com Windows, Linux, e swap, já utiliza 3 partições. Se quiser colocar o /home ou o /var em partições separadas, pode ser necessário criar uma partição estendida (que ocupa o lugar de uma primária) para criar 2 ou mais partições dentro da estendida.

Algumas coisinhas que possivelmente seja interessante manter em mente antes de instalar o Linux no HD:

  • Quais as partições que irão ser criadas?
  • Quais os tamanhos para cada partição?
  • A distribuição escolhida tem facilidade de atualização dos programas instalados? (yum)
  • A distribuição escolhida tem drivers para os periféricos de sua maquina?
  • Qual o tipo de instalação desejada? Servidor, ou estação de trabalho?

Outras tantas perguntas podem e devem ser feitas e respondidas antes da instalação do Linux.